LOGTECH- O FUTURO DA LOGÍSTICA
Com a ajuda das tecnologias digitais e inovações disruptivas, o campo da logística tem estado sujeito a desenvolvimentos dinâmicos nos últimos anos. É exactamente aqui onde entra o termo LogTech.
Em termos mais simples, o termo LogTech advém das palavras Logística e Tecnologia. Mas é mais do que o que sugere a mera combinação dessas duas indústrias e terminologias.
A LogTech representa um sector industrial emergente que se esforça para melhorar o sistema, tornando os processos logísticos tradicionais mais eficientes, por intermédio da tecnologia. O surgimento das novas tecnologias como a Inteligência Artificial (do inglês AI - artificial Inteligence), a Internet das Coisas (IoT - da sigla inglesa, Internet of Things) e Automação Robótica de Processos, ampliou drásticamente a possibilidade de inovações logísticas que permitem processos mais eficientes e transparentes. O mais importante ainda, é que essas tecnologias abrem novas possibilidades impulsionadas por modelos de negócios prontos para uso, e com grande margem de escala. Enquadramos aqui exemplos como a CONNECTKARGO em Angola, a Truckpad no Brasil, a UBERFREIGHT nos EUA, etc.
Enquanto outras indústrias de serviços tradicionais, como as finanças e a saúde, já possuem sectores de tecnologia bem mais avançados, a logística está um pouco atrasada. No entanto, devido ao facto de na logística existirem processos bastante manuais, arcaicos, modelos de negócios tradicionais com muitos activos e cadeias de valor fragmentadas e isoladas entre si; com vários intervenientes; o potencial de disrupção por meio da tecnologia é enormissimo.
Devido à natureza disruptiva deste sector emergente, normalmente as empresas de LogTech encontram-se no estágio de startups. Estudos apontam que as startups mais bem sucedidas actuam nos ramos da logistica de última milha (last mile logistic - entrega porta a porta, e em Angola temos o exemplo da Tupuca e mais umas poucas) e mercado de fretes onde a CONNECTKARGO está inserida. Para obter uma compreensão sólida das oportunidades de disrupção digital ao longo de toda a cadeia de suprimentos, é que necessário que se obtenha uma visão profunda dos processos que ocorrem dentro dos armazéns, das fábricas, das fazendas agrícolas, das salineiras; incluindo entender as peculiaridades que acontecem nas estradas. Portanto, o sector das LogTech está propenso à estabelecer parcerias entre startups e com players logísticos estabelecidos. Normalmente esses últimos levam mais tempo a perceber que a logtech já sao uma realidade e sao o futuro do sector.
A CONNECTKARGO, como pioneira nessa frente, vai estabelecendo essas pontes com os players do mundo da Logistica; bem como com instituições que regulamentam o referido sector.
Escreva-nos sugerindo temas que gostaria de ver abirdado aqui no nosso blog.
Post recente
Tem alguma dúvida? Ligue-se à nós
1 Comentários
In addition to the reasons mentioned above, many people buy sex dolls to satisfy a specific love doll fetish. Overall, sex dolls are a perfect choice for men, no matter what their reasons for buying the https://www.bestrealdoll.com/
Poste um comentário
Seu comentário adicionado com sucesso!
Algo deu errado!