Bom dia

LOGTECH- O FUTURO DA LOGÍSTICA

06 Mar 2023
1 Comentários

Com a ajuda das tecnologias digitais e inovações disruptivas, o campo da logística tem estado sujeito a desenvolvimentos dinâmicos nos últimos anos. É exactamente aqui onde entra o termo LogTech.

Em termos mais simples, o termo LogTech advém das palavras Logística e Tecnologia. Mas é mais do que o que sugere a mera combinação dessas duas indústrias e terminologias.

A LogTech representa um sector industrial emergente que se esforça para melhorar o sistema, tornando os processos logísticos tradicionais mais eficientes, por intermédio da tecnologia. O surgimento das novas tecnologias como a Inteligência Artificial (do inglês AI - artificial Inteligence), a Internet das Coisas (IoT - da sigla inglesa, Internet of Things) e Automação Robótica de Processos, ampliou drásticamente a possibilidade de inovações logísticas que permitem processos mais eficientes e transparentes. O mais importante ainda, é que essas tecnologias abrem novas possibilidades impulsionadas por modelos de negócios prontos para uso, e com grande margem de escala. Enquadramos aqui exemplos como a CONNECTKARGO em Angola, a Truckpad no Brasil, a UBERFREIGHT nos EUA, etc.

Enquanto outras indústrias de serviços tradicionais, como as finanças e a saúde, já possuem sectores de tecnologia bem mais avançados, a logística está um pouco atrasada. No entanto, devido ao facto de na logística existirem processos bastante manuais, arcaicos, modelos de negócios tradicionais com muitos activos e cadeias de valor fragmentadas e isoladas entre si; com vários intervenientes; o potencial de disrupção por meio da tecnologia é enormissimo.

Devido à natureza disruptiva deste sector emergente, normalmente as empresas de LogTech encontram-se no estágio de startups. Estudos apontam que as startups mais bem sucedidas actuam nos ramos da logistica de última milha (last mile logistic - entrega porta a porta, e em Angola temos o exemplo da Tupuca e mais umas poucas) e mercado de fretes onde a CONNECTKARGO está inserida. Para obter uma compreensão sólida das oportunidades de disrupção digital ao longo de toda a cadeia de suprimentos, é que necessário que se obtenha uma visão profunda dos processos que ocorrem dentro dos armazéns, das fábricas, das fazendas agrícolas, das salineiras; incluindo entender as peculiaridades que acontecem nas estradas. Portanto, o sector das LogTech está propenso à estabelecer parcerias entre startups e com players logísticos estabelecidos. Normalmente esses últimos levam mais tempo a perceber que a logtech já sao uma realidade e sao o futuro do sector.

A CONNECTKARGO, como pioneira nessa frente, vai estabelecendo essas pontes com os players do mundo da Logistica; bem como com instituições que regulamentam o referido sector.

Escreva-nos sugerindo temas que gostaria de ver abirdado aqui no nosso blog.

1 Comentários

Martinho Maquina
07 Mar 2023 at 22:46:PM

Esse tema deveria ser estudado e dado prioridade nas escolas de gestão. É um tema presente e convivera connosco por muitos mais anos… é o futuro! Alguém ainda se lembra dos gira-discos, das cassetes, das disketes dos computadores etc? É disso que aqui falamos, a obsolescência de certas coisas que pensávamos que tivessem vindo para ficarem. Mas estávamos enganados ….

Poste um comentário

Tem alguma dúvida? Ligue-se à nós